Profecia
- louisealencar
- 21 de mar. de 2021
- 4 min de leitura
O dom de profecia é um dom dado pelo EspÃrito Santo e que está incluÃdo na primeira carta de Paulo aos CorÃntios, capÃtulo 12 e versÃculo 10. É um dom muito importante para a igreja e que já levantou muitas controvérsias entre os cristãos. Dessa maneira, é necessário entender esse dom à luz da BÃblia (Palavra de Deus) e buscar o direcionamento daquele que dá os dons, o EspÃrito Santo.
Primeiramente, nenhuma profecia pode contradizer a BÃblia, seja adicionando ou retirando algo. Em 2 Timóteo 3.16 diz: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver." e em Gálatas 1.9 diz: "Como já dissemos, agora repito: Se alguém anuncia a vocês um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado!". Perceba como a BÃblia se testifica e é proveitosa para ministrar a verdade, de forma que algo diferente dela não está correto, ou seja, não vem de Deus. Assim, todas as profecias precisam ser provadas pela Palavra a fim de verificar a sua veracidade.
Isso demonstra a importância de conhecermos bem a BÃblia e a estudarmos. Caso alguém te entregue uma falsa profecia (uma "profetada" como a chamamos muitas vezes nas igrejas), você poderá julgá-la a partir da Palavra de Deus. O EspÃrito Santo é espÃrito de verdade, não de confusão e engano (1 CorÃntios 14.33).
Agora em relação ao dom, a sua principal função é edificar, exortar e consolar as pessoas (1 CorÃntios 14.3), não somente mostrar aquilo que acontecerá no futuro. Edificar significa crescer na fé, de maneira que o EspÃrito nos dá alguma profecia que nos ensinará e fará com que o nosso espÃrito se fortaleça. Já exortar quer dizer corrigir em amor. Muitas vezes não nos comportamos devidamente e um dos grandes objetivos do Senhor é nos tornarmos conforme à imagem de Cristo (não que Ele anulará as nossas particularidades, não mesmo! Foi Ele quem as criou Salmos 139. 13-16) e Ele usa as profecias para nos colocar no caminho correto. Por exemplo, uma vez o EspÃrito Santo me exortou sobre uma determinada atitude que eu estava fazendo que não O agradava e me fazia mal. Com todo amor, Ele usou uma profeta da igreja (que não sabia de muitos detalhes para a minha vida) para me orientar e me alertar em relação à quela atitude.
Um ponto importante sobre a profecia é que ela também não poderia ser feita baseado nas habilidades e conhecimento humano. Não é uma adivinhação do futuro, mas sim uma mensagem do Senhor diretamente para a sua igreja. Deus pode falar de várias formas e uma delas, que está na BÃblia, é a profecia. Dessa maneira, quem é usado por meio do dom de profecia deve ter muito temor em relação ao Reino de Deus: entender a sua seriedade e importância. Não se brinca de ser profeta, assim como Deus não brinca de ser Deus. Muitas pessoas já se perderam por conta de falsas profecias e Deus leva muito a sério essa situação. Ele ama cada um e é consumido pelo seu zelo por nós.
Além disso, deve-se ter a certeza de que é uma mensagem de Deus antes de falar. Por vezes nos deixamos levar pela nossa emoção ou imaginação, por isso devemos verificar com o EspÃrito Santo se aquela mensagem vem realmente Dele. Para aprender a se mover nesse dom, leia bastante a BÃblia, se aproxime cada vez mais do Senhor e entenda como Ele fala para não ter dúvidas quando Ele quiser te usar. Quando você não tiver certeza, converse também com uma pessoa usada nesse dom para te auxiliar. Uma vez, quando estava orando, o EspÃrito Santo me concedeu uma visão de um membro da minha igreja e senti muito forte algumas palavras sobre ele. Pedi direcionamento para o EspÃrito Santo e conversei com meu pastor antes de falar com o membro. Nessa conversa, o Senhor confirmou com o meu pastor que era, de fato, uma mensagem Dele. Depois disso, da confirmação e da paz que o EspÃrito Santo nos concedeu, compartilhei a visão com a pessoa, que foi edificada e consolada por Deus.
Portanto, o dom de profecia é um dom que o EspÃrito Santo nos concede não para edificação pessoal, mas para outra pessoa ser edificada. O apóstolo Paulo incentiva a igreja de Corinto a buscar esse dom mais do que os outros justamente para ajudar os nossos irmãos a progredirem na fé em Cristo: Sigam o caminho do amor e busquem com dedicação os dons espirituais, principalmente o dom de profecia. (1 CorÃntios 14.1). Importante destacar o papel do amor nesse processo. Quando Jesus voltar, as profecias vão se findar, visto que todas apontam para Ele, e o que sobrará é o amor: "O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as lÃnguas cessarão, o conhecimento passará." (1 CorÃntios 13.8). Devemos buscar as profecias porque amamos os nossos irmãos e desejamos ser usados pelo Senhor na vida deles, não para sermos "mais espirituais" ou ganharmos o reconhecimento da igreja.
Chegamos ao fim de mais um estudo bÃblico sobre os dons espirituais. Que Deus te abençoe e te faça crescer cada vez mais espiritualmente. Ele deseja te usar, mesmo que não se sinta apta para tal. O dom vem Dele e é Ele quem te capacita! Basta desejar ser usada, amar a Jesus e o seu irmão para que Ele te encha e use da maneira que Ele quer. Que Ele te abençoe nessa caminhada!
No próximo domingo estudaremos o dom da fé. Boa semana!